PORTAL EVANGÉLICO - NOTÍCIAS

EVANGELIC DOORWAY - NEWS

O Pastor Dr. Moysés Barbosa sempre foi homem de imprensa, produzindo noticiários, geral e evangélico, e assim colaborando com inúmeros jornais, entre os quais O Jornal Batista, numa trajetória que já completou 40 anos e o fez merecedor do diploma de MÉRITO JORNALÍSTICO expedido pela Cruzada Mundial de Literatura, organização internacional. Quando completou 20 anos de atuação na imprensa, em 1988, foi distinguido com Diploma-Homenagem da Prefeitura Municipal acompanhado de medalha do Lions. Em 2008, por sua reconhecida atuação na imprensa regional, incentivando e divulgando as práticas esportivas, foi condecorado pelo programa de TV Esporte em Dimensão Total, com a medalha Jubileu de Ouro da 1ª Vitória da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo.

INGLÊS / ENGLISH (correspondence literal of words, face to the difficulty of establishment of textual sense, before the differences of a country other)

The Pr. Dr. Moyses Barbosa was always a journalist, producing matters, generally and evangelic, collaborating with countless newspapers, including The Baptist Journal, with trajectory that already completed 40 years and the deserving received Certificate of JOURNALISTIC MERIT, dispatched by the WORLD CRUSADE OF LITERATURE, international organization. When it completed 20 years in the press, in 1988, it received Certificate of Honor to the Merit of the Municipal Town hall accompanied by the Medal Lions Club. In 2008, for his recognized acting in the regional press, stimulating and spreading the sporting practices, his Ministerial Equip was decorated by the Program of TV “Sport in Total Dimension” with the Medal Golden Jubilee of the first victory of the Brazilian Selection of Football in the Top of the World.

Assim, com espírito jornalístico, sua Equipe Ministerial disponibiliza este espaço, para divulgação dos seus notíciarios e, principalmente os fatos da Comunidade Evangélica, bastando tão-somente que nos cheguem em tempo hábil, escritas também em inglês (duas semanas antes) por quaisquer meios, e sejam compatíveis com os objetivos desta página. Será um prazer para nós a divulgação de suas programações e notícias. Muitas matérias são inseridas aqui um bom tempo depois do fato ocorrido, mas são na maioria delas a pedido de visitantes da página, e publicamos por entender tratar-se de oportunos registros históricos. Matérias não-inéditas ficam no ar por cinco dias, salvo se forem consideradas registros históricos ou se forem inéditas, que têm permanência indeterminada, a critério da presidência do Ministério. Que Deus a todos abençoe, rica e poderosamente, é nossa oração.

So, with journalistic spirit, this space, for spread of is news sections and, principally, the facts of the Evangelic Community, when it are enough only what bring us near, in reasonable time, also written in English (two weeks before) for any ways, and they are compatible with the objectives of page. It will be a pleasure for us the spead of his planning and news. Most subjects are included here a long time after the fact, but most of them are in the order of page visitors, and printed to understand that this is timely historical records. Non-unpublished materials are in the air for five days, unless they are considered historical records or if unpublished, that have an indefinite stay at the discretion of the Ministry of the Presidency. Which God all blesses, rich and powerfully, it is our prayer.

NÃO FAÇA DE SEU VEÍCULO UMA ARMA!
DO NOT MAKE YOUR VEHICLE A GUN!

A VÍTIMA PODE SER VOCÊ!
THE VICTIM MAY BE YOU!

ÍNDICE: FINAL DA PÁGINA
INDEX: BOTTOM OF THE PAGE

 

CELEBRAÇÃO DE DUAS DATAS MUITO IMPORTANTES DO MÊS DE AGOSTO

Agosto é um mês com datas importantes para todos: O Dia Nacional da Saúde é celebrado no dia 5 e o Dia Nacional do Combate ao Colesterol é celebrado no dia 8. São duas oportunidades propícias para se despertar na população o valor da saúde, dos hábitos saudáveis e da educação sanitária. A data de 5 de agosto foi instituída para lembrar o nascimento do sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelo combate de epidemias que acometiam o Brasil no começo do Século XX, como peste bubônica (doença pulmonar), febre amarela e varíola.

No município de Três Rios (RJ) no Calçadão da Rua Dr. Walter Franklin, realizou-se evento no dia 8, celebrando estas duas datas, com ações de conscientização das pessoas sobre cuidados com a saúde, de diferentes feições, com atendimentos e orientações, tirando dúvidas, especialmente no que tange ao colesterol (diagnóstico e controle), que não apresenta sintomas, e enfoques preventivos.
Participaram deste projeto a Prefeitura de Três Rios, através de sua Secretaria de Saúde, o SUS e Defesa Civil, bem como acadêmicos das áreas médica e paramédica da UNIVÉRTIX, Faculdade de Enfermagem e Farmácia.

Dom Moysés Barbosa, advogado, professor, Pastor e acadêmico e Oficial da Ordem do Mérito Farmacêutico Militar, onde é membro na qualidade de escritor, esteve presente, prestigiando o evento dos mais relevantes. A população apoiou e compareceu em massa e aplaudiu a iniciativa, considerada algo essencial para que se caminhe em direção à melhor qualidade de vida que todos nós almejamos. Parabens ao Prefeito Josimar Salles e aos demais organizadores e apoiadores.

 

 

 

 

IGREJA BATISTA DOS PILÕES, EM TRÊS RIOS, JÁ INSTALOU SEU SEMINÁRIO BATISTA (SEBAP)

Sob a direção do Pastor Elmir Penido, a Igreja Batista dos Pilões, em Três Rios (RJ), já instalou seu Seminário: a finalidade principal do Curso Livre de Teologia do SEBAP é formar novos líderes para as Igrejas, formar e capacitar os vocacionados aos diversos ministérios existentes nas Igrejas e fomentar a Teologia partindo do princípio bíblico.

O SEBAP, através do Curso Livre de Teologia desenvolve o Magistério Teológico, a Capacitação e Atualização Teológica e Ministerial para o exercício eclesiástico e, ainda, fomenta a pesquisa e a produção teológica para a compreensão de temas que envolvem a sociedade.

Como a própria direção do Seminário informa, o Curso Livre de Teologia oferecido pelo SEBAP não é reconhecido pelo MEC e não oferece a convalidação de diploma, entretanto apresenta grade curricular de três anos em forma presencial, com mais de 2.000 horas-aulas. Pastor Dr. Moysés Barbosa (Dom Moysés)  afirma: “Uma valiosa oportunidade, grande bênção de Deus, à disposição dos vocacionados aos diferentes ministérios. Recomendamos prazerosamente”.

Dom Moysés, com atuação basicamente em Três Rios é o religioso com mais tempo de ministério evangélico na cidade, e em plena atividade, (atualmente - 2019, já completando 76 anos de vida abençoada, 53 dos quais no exercício sacerdotal): congratula-se com a Igreja Batista dos Pilões (com a qual colaborou desde seus primeiros passos como congregação da Primeira Igreja Batista de Três Rios e esteve no Concilio de organização e posse do saudoso Pastor Manoel Dias).

Apresenta seus parabéns e roga ao Senhor que esteja abençoando ricamente esta Instituição. Uma iniciativa sem dúvida alguma inspirada pelo Espírito Santo do Senhor. Dádiva especial dos Céus.

De 1964 até 1972 Dom Moysés exerceu a Capelania Militar e Hospitalar, iniciada no Exercito Brasileiro, sendo que a partir do meio deste ano, até 23/12/88, sua a atuação foi como Evangelista na Cruzada Evangélica de Reconciliação Monte Sinai, e de 24/12/88 a 02/09/94, como Educador Religioso da Primeira Igreja Batista de Três Rios, e no dia seguinte (03/09/94) foi na mesma Igreja consagrado ao ministério pastoral: assumiu com Pastor-Auxiliar do Pastor Itamar Francisco de Souza na mesma Igreja, e passou a responsável pela congregação de Penha Longa-MG (*), e em 27/03/95 assumiu a liderança da Segunda Igreja Batista de Carmo (RJ): em 15 de maio de 2006, assumiu a Vice-Presidência da Sétima Igreja Batista de Três Rios, da qual, naquela data, foi um dos fundadores e Secretário do Concílio de organização.

(*) Em Penha Longa, com outros valorosos irmãos, Dom Moysés Barbosa participou da criação de trabalho batista, o mesmo acontecendo em Afonso Arinos, Bemposta e no Ponto Azul.

 

ANTOLOGIA LOGOS DA FENIX – EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE MARÇO/2018 (MULHERES PELA PAZ)

VISITE:

ABRA O INDICE E CLIQUE NA PÁGINA 17 PARA VISUALIZAR O TRABALHO DESTE LITERATO

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/LOGOS/PAZ-2018/PAZ-2018-INDICE.htm

PRESTIGIE APRECIANDO OS TRABALHOS DE TODOS OS 256 PARTICIPANTES DE TREZE PAÍSES

DESDE JÁ AGRADECEMOS AS ATENÇÕES

 

MORADA DO SOL E PALMITAL, EM TRÊS RIOS, JÁ CONTAM COM MODERNA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Neste ano de 2019, a Prefeitura Municipal de Três Rios inaugurou em plena sexta-feira de Carnaval (1º de março) uma moderna e ampla Unidade Básica de Saúde (UBS) na Morada do Sol, para atender também o Palmital, comunidades que integram o maior e mais populoso bairro da cidade: Vila Isabel. Após a obra ficar paralisada por mais de cinco anos, o governo municipal retomou os serviços utilizando recursos próprios.

Com previsão de atendimento de cerca de 6 mil pessoas, a unidade conta com duas equipes independentes de médicos, enfermeiros, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A unidade foi construída de acordo com as normas do Programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde e possui espaço para Práticas Integrativas e Complementares, dois consultórios médicos, consultório odontológico para dois atendimentos simultâneos, consultório ginecológico, sala de enfermagem, sala de esterilização, sala de vacinação, sala de curativo, farmácia, recepção e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

A UBS recebeu o nome Hélio Silva, o saudoso Hélio Fumaça, um dos fundadores do Grupo dos Treze, que tanto contribuiu com a comunidade.

O Prefeito Josimar Salles destacou que apesar de ser uma sexta-feira de Carnaval e o governo estar trabalhando para garantir uma festa alegre e segura para as famílias trirrienses, a prioridade continua sendo saúde, educação e geração de emprego e renda. "De mãos dadas estamos contribuindo para construção de uma cidade melhor, com uma saúde digna para todos", declarou o Chefe do Executivo trirriense.

A inauguração contou com a presença da Secretária de Saúde, Alessandra Ferreira; dos Vereadores Jonas Dico, Juarez de Souza, Telmo Cardoso, Dr. Robson, Fabiano Oliveira, Claudio Pereira, e dos familiares de Helio Fumaça.

(COM INFORMAÇÕES E TAMBÉM FOTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS RIOS)

 

Dom Moysés Barbosa foi criado no Bairro de Vila Isabel (ainda no tempo quando era chamado de Colônia) e conviveu com Helio Fumaça, uma pessoa sempre envolvida em projetos para ajudar as pessoas, em especial os mais necessitados. Amigo de longa data do Prefeito Josimar Salles, Dom Moysés o cumprimenta pela lembrança  de prestar esta homenagem, merecida e que revela sua elevada sensibilidade e o espírito de justiça.

O Pastor David Cândido Mesquita (segundo da direita para a esquerda na primeira foto) esteve presente e fez uma palavra sobre vida e obra do homenageado Helio Silva (mais conhecido como Helio Fumaça) a pedido do Prefeito Dr. Josimar Sales. Pastor David representou a Sétima Igreja Batista de Três Rios e a Ordem dos Pastores, que preside, e pessoalmente representou Dom Moysés Barbosa, Vice-Presidente da Sétima Igreja e Diretor Jurídico da Ordem, já que não pode comparecer face a outros compromissos inadiáveis.

 

DOM MOYSÉS BARBOSA ESTÁ EM PUBLICAÇÃO ESPECIAL DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS

 

Reproduzimos, prazerosamente, esta publicação, enquanto homenageamos todos os autores que deram sua participação neste projeto educativo-cultural do notável sodalício da Região dos Lagos, do Estado do Rio de janeiro.

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS

"Quem aparece passa por aqui! "
(publicação 28 de setembro de 2012)

 

 

Confira os autores participantes da antologia FAROL LITERÁRIO!!

 

Ana Lago de Luz

Nascida e criada no Rio de Janeiro, com especialização em Literatura Africana. Participação em várias coletâneas pela Ed, In House e pela Ed. “Iluminatta ” e com dois livros já publicados: “A concha chegada a mente” e “A dor e as borboletas ”.pela Ed. LITERARTE participei do Catálogo NY.

 

Barão Dr. Geraldo Portal Veiga

Nascido em Cardoso Moreira /RJ; Sempre gostou de estudar, ler,e desde cedo começou a escrever; Escritor; Poeta; Reverendo Pastor Batista; Filósofo Humanitário; Detentor do Prêmio Nobel  da Paz 1988; Barão da Casa Real dos Arameus e Auranitas; Prestou “Serviço Nacional Relevante” quando a serviço da Paz na ONU; Doutor Honoris Causa Multi; Médico Veterinário; Chanceler da AFBA e da ASBAER; Grande Oficial Faixa Grande, Comendador Grão Cruz e Grão Colar de Ouro da ABD e da AFBA; Membro Honorário da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ. Multi acadêmico;Tem vários artigos publicados em periódicos, com participação em diversas Antologias Nacionais e Internacionais Recebeu váriashomenagens, comendas e medalhas de diversas áreas, e sobretudo, de entidades de cultura de âmbito nacional e internacional, Tem vários livros escritos; Autor do livro ”O bicho que eu queria ser”.

 

 

 

 

Cecy Barbosa Campos

Cecy Barbosa Campos é natural de Juiz de Fora, MG. Bacharel em Direito e licenciada em Letras-Inglês,pela UFJF, exerceu o magistério por mais de 40 anos,dando aulas de língua e literaturas de língua inglesa , nos cursos de graduação e pós-graduação da UFJF e no Centro de Ensino Superior/JF.Tem artigos publicados em revistas especializadas, anais de congressos e palestras realizadas no Brasil e no exterior.É membr o da Academia Juizforana de Letras, da Academia Granberyense de Letras, da UBT/JF, da Academia de Letras do Brasil, Mariana, da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, do Ateneu Angrense de Letras e Artes, da REBRA, do InBrasCI, do Conselho de amigos do Museu Mariano Procópio, etc.Livros:A carnavalização na tragédia; O reverso do mito; Recortes de vida (prosa);Cenas(poemas).

 

 

 

Dilma Barrozo
(foto não enviada)

 

Sou carioca de Campo Grande, subúrbio do Rio de Janeiro. Adoro a vida e tenho duas grandes paixões: ler e ensinar. A poesia é instrumento através do qual entro em sintonia com meu mundo e o revelo a você.

 

 

Francisco Júnior Xavier
(foto não enviada)


Nascido em maio de 1991, no Paraná, é estudante de Filosofia e de Letras. Escrever, segundo ele, é criar asas pra imaginação, desbravando mundos que só o ser humano pode criar, através de realidades tão transcendentes quanto o próprio homem. Possui um blog no qual mantém seus textos (fcojrxavier.blogspot.com) e, este é seu primeiro trabalho publicado

 

 

Glorinha Gaivota
(foto não enviada)

Meu nome é Glória Maria Anchieta e para mim é uma satisfação imensa fazer parte da antologia Farol Literário. Amo poesia e para mim, ela é a mais bela essência do amor.

 

 

 

Izabelle Valladares

Izabelle nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de Maio de 1975. É neta do escritor e jornalista baiano Antonio Andrade (ganhador do Prêmio Esso em 1967) e do historiador baiano José Valladares, fundador do MAB (Museu de Arte de Bahia), escritor, crítico de arte e curador. Recebeu em seu sangue o amor pela arte. Publicou diversos livros no Brasil. Comendadora da ABD. Comendadora da AFBA. Presidente da delegação da Academia das Artes y das Letras de Valparaiso. Presidente da Literarte - Associação Internacional dos Escritores e Artistas. Acadêmica Honorária da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

Maria Dolores Pimentel de Rezende

 

Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira Lingua Inglesa, poetisa, cronista, artista plástica, Ministra Extraordinária da Pregação da Palavra de Deus (Diocese Cachoeiro de Itapemirim-ES). Capixaba, natural de São Jose do Calçado -ES. Gosta de citar o magistral poeta Geir Campos, seu conterrâneo, na belíssima frase: “Gabo-me de ser filho do Espírito Santo por obra e graça de São Jose do Calcado”. Acredita no amanhecer, no poder recomeçar a cada dia.

 

 

Moysés Barbosa
(foto não enviada)

Moysés Barbosa reside em Três Rios (RJ), mas nasceu no Rio de Janeiro em 15/02/44. Além de poeta é advogado, bispo evangélico e professor. Casado com a também advogada Ivanir Maria Belisário Barbosa completa em 2012 quarenta anos de abençoado matrimônio. É escritor com vários livros publicados, em três áreas: poesias, didático e religião. Em 2009 completou seu Jubileu de Ouro de Poesia. Pertence a Poetas del Mundo e é acadêmico imortal de inúmeras Academias de Letras, no Brasil e no exterior. Sua obra poética é vasta, sendo que a maior parte está na página ministerial que mantém: www.pastormoysesbarbosa.com Ao longo de sua caminhada literária recebeu muitos Prêmios Poético-Literários, entre os quais Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Luiz de Camões, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Pena Dourada Selo Ouro e em Brasília recebeu o titulo de Doutor em Poesia Barroca, do Conselho Euro Latino Americano de Escritores, e também dezenas de troféus. Lança este ano a obra POESIAS: AS MELHORES DO JUBILEU DE OURO, prefaciado por Regina Xavier.

 

 

 

Neri França Fornari Bocchese

Nasci em Arvorezinha, Vale do Taquari-RS. Casada, Roque. Filhos Engenheiros: Roque Eduardo, Fernando, Evandro, Daniel Celestino. As noras Genoefa - Pedagoga, Vânia - Agrônoma, Franciane - Fisioterapeuta. Presentes de Deus: Giovanna, Gabriel, Victoria e Gustavo. Mestra em Ciências Sociais Aplicadas, Professora Universitária- UTFPR, - cursos de Engenharia em Ciências Humana. Presidente da ALAP- Academia de Letras e Artes de Pato Branco, da APAL – Academia Palmense de Letras, Professa da OFS-Ordem Franciscana Secular, Comendadora da ALG- Academia .de Letras de Goiás, da ALAV- Acad. de letras y Artes de Valparaiso-Chile, da ANBA –Acad. Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Associada da LITERARTE - Associação Internacional de Escritores e Artistas. Ministra da Eucaristia na Paróquia Cristo Rei. Resgate Histórico da UTFPR. Faço parte do Rotary Pato Branco – Sul.

 

Noralia de Melo Castro
(foto não enviada)


Norália de Melo Castro é de Belo Horizonte-MG, transita entre prosa e poesia. Levantou prêmios literários na década de 80. Voltou a trabalhar em literatura em 2009, participando de antologias. Tem 3 livros de contos e crônicas e algumas poesias também publicadas.É associada à REBRA.

 

 

Roberto Ferrari, O Poeta do Amor

Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador. Sempre gostou de escrever desde a juventude, publicou os livros ‘Sublime Amor’ e Ventos da Paixão.

 

 

 

 

 

Rogério Ferreira de Araújo

* Rogério Ferreira de Araújo (Rofa): autor do livro “Mídia, bênção ou maldição?” (Quártica Premium/Litteris Editora), lançado na XV Bienal Internacional do Livro no RJ (2011) e vencedor do Prêmio Interarte – melhor documentário religioso – pela Academia de Letras de Goiás; coautor de “Palavras sem Fronteiras 2”, lançado na Flipoços, em Poços de Caldas, Minas Gerais e Argentina; coautor de “Palavras, versos, textos e contextos: elos de uma corrente que nos unem” (Literarte, 2012), lançado no Brasil, Portugal e Suíça; escritor, jornalista, especialista em Leitura e Produção Textual, bacharel em educação - teologia cristã; comendador da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais; acadêmico efetivo da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, correspondente da Academia de Letras e Artes Buziana, em Búzios, RJ e honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências; membro da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas.

 

 

 

 

 

Sônia Nogueira

Educadora, Graduada em História, Estudos Sociais, pósgraduação em Planejamento Educacional, Língua Portuguesa e Literatura - Membro da Academia Feminina de Letras; Acadêmica Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ,Academia de Letras dos Municípios do Ceara; Associação Cearense de Escritores; UBT, União Brasileira de Trovadores; Criação Literária; Templo da Poesia; Abraço Literário; Poetas Del mundo- Em concursos, quatro 1º lugares, dois destaques em capa; quatorze menções honrosas, 34 antologias. Publicou três livros: Agraciada com o troféu Cecília Meireles Itabira MG- 2012.

 

 

 

 

 

Tita Livia Wall Mac

Maria Aparecida Valle Macedo - Pseudônimo: Tita Livia Wall Mac – É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro – Rio de Janeiro – RJ. Formou-se em Direito, mas seu coração é de jornalista e escritora. É associada da UBE – União Brasileira de Escritores. Já publicou o volume I e volume II de seu livro de Contos e Crônicas pela Editora Scortecci, de São Paulo, e os Volumes III e IV já estão prontos e registrados na BN. Participou de 11 (onze) antologias através das Editoras Litteris e Scortecci. É escritora de literatura infantil.

 

 

 

Vera Salbergo

VERA LUCIA MARTINS SALBEGO,nome artístico VERA SALBEGO, natural de Uruguaiana RS, nasceu em 29 de agosto. Formada em Letras /PUC /RS, e Pós-Graduada em Psicopedagogia e Mestrado em Literatura Latina em andamento. Participa da AGES (Associação de Escritores Gaúchos), Membro da Academia e Sala de Poetas e Escritores Virtuais, Publica no Recanto das Letras, Poetas Del Mundo, Revista Paralelo 30 e outros. Em dezembro de 2006 Vera recebe Diploma por sua contribuição no desenvolvimento da Cultura na Grande Porto Alegre do Jornal Revolução Cultural. Publica nos sites Recanto das Letras, Revista Paralelo 30, Academia e Sala de poetas e Escritores Virtuais, Poetas Del Mundo, Casa do Poeta Riograndense. Vera é representante da cidade de Guaíba RS como Consulesa de Poetas Del Mundo e Acadêmica Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.

 

 

 

 

Acadêmicos Efetivos da ACLAC

 

 

Camila Reis de Santana

Natural de Juiz de Fora-MG. Nasceu em 03 de novembro de 1983. É poetisa e compositora. Ocupa a cadeira de n°40 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

Flavio Machado

Natural do Rio de Janeiro-RJ. Nasceu em 04 de fevereiro de 1959. É poeta e escritor. Ocupa a cadeira de n°26 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

Lenir Moura

Natural do Rio de Janeiro-RJ. Nasceu em 24 de fevereiro de 1950. É poetisa e escritora. Ocupa a cadeira de n°12 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

 

Mateus Azevedo Gago

Natural de Cabo Frio-RJ. Nasceu em 26 de dezembro de 1979. Secretário da ACLAC biênio 2012/2013. É poeta e artista plástico. Ocupa a cadeira de n°16 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

Normando Andrade

Natural de Arraial do Cabo-RJ. Nasceu em 07 de outubro de 1947. Conselheiro Fiscal da ACLAC no biênio 2012/2013. É poeta e compositor. Ocupa a cadeira de n°18 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

Rodrigo Poeta

Natural de Cabo Frio-RJ. Nasceu em 29 de setembro de 1977. Presidente da ACLAC biênio 2012/2013. É poeta e escritor. Ocupa a cadeira de n°29 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

 

Sotero Teixeira de Souza

Natural de Cabo Frio-RJ. Nasceu em 22 de junho de 1933. Conselheiro Fiscal da ACLAC biênio 2012/2013. É poeta e seresteiro. Ocupa a cadeira de n°08 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

 

 

Wenceslau da Cunha

Natural de Campos dos Goytacazes-RJ. Nasceu em 20 de agosto de 1943. Vice-presidente da ACLAC biênio 2012/2013. É poeta. Ocupa a cadeira de n°20 na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

 

 

LITERARTE, QUEM APARECE, PASSA POR AQUI!
https://sitedoescritor.ning.com/profiles/blogs/confira-os-autores-participantes-da-antologia-farol-literario

 

(DOM MOYSÉS É MEMBRO DA LITERARTE E ESTA REPRODUÇÃO É FEITA TAL COMO CONSTA NA PUBLICAÇÃO ORIGINAL)

 

---oooOooo---


A foto de Dom Moysés Barbosa não foi enviada em tempo hábil, por um involuntário desencontro em sua assessoria, mas segue abaixo, com suas vestes acadêmicas da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguana Grande (RJ), onde é imortal na cadeira número 48

 

 

 

 

 

Dom Moysés Barbosa agradece a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS (que tem na presidência a conceituada escritora Izabelle Valladares), por esta divulgação e inclusive manifesta-se altamente honrado em ter sido distinguido para participar desta notável antologia FAROL LITERÁRIO, de edição da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ, situada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro.

 

MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS (RJ) CREDENCIADO PARA RECEBER UMA ESCOLA CIVIL-MILITAR A PARTIR DE 2020

 

 

 

O Prefeito de Três Rios, Dr. Josimar Salles, esteve no dia 16/02/19 no Palácio Quitandinha, em Petrópolis,  onde funcionou por dois dias o gabinete do Governo do Estado, um projeto itinerante para atender Prefeitos e Secretários dos municípios da região, uma forma de "interiorizar a gestão estadual”.

Falando à imprensa o Prefeito Josimar disse que foi uma tarde histórica e muito produtiva,  quando diversos assuntos foram abordados:  a cidade de Três Rios foi credenciada para receber uma escola civil militar que deverá ser inaugurada no início do ano de 2020.

Depois de várias considerações e manifestando sua incontida alegria Josimar declarou:  “Estou muito feliz. A escola civil militar é importante para o processo de construção da cidadania, valorização da educação, disciplina e aprendizado de nossos alunos, levando mais dignidade para as famílias. Destacamos e agradecemos a confiança e o empenho do nosso Governador, Wilson Witzel, o apoio do Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes e do Secretário da Polícia Militar Cel. Rogério Figueiredo”.

O Prefeito de Três Rios concluiu dizendo: “Também quero agradecer a contribuição do Professor Bernardo Goytacazes, do Vereador Juarez de Souza pela indicação e da Secretária de Educação,  Hélida Siqueira, de mãos dadas pelo desenvolvimento de nossa cidade”.

 

 

(COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS RIOS-RJ)

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN PROMOVEU CONFERÊNCIA DE SAÚDE

 

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian realizou na manhã 5 de abril de 2019 a X Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Câmara Municipal, teve início às 8 horas, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Participaram da jornada de debates:  o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Hedílio de Araújo Cortez, o Presidente do Conselho, Sr. Ilo da Silva, o Chefe de Gabinete, Marcelo Fernandes que representou o Prefeito Valter Lavinas, Juliana Carvalho, que palestrou, e é Secretária Executiva da Comissão Intergestores Regional Centro Sul, além de demais autoridades, servidores municipais e munícipes.

Em momento produtivo, seguindo o cronograma, três conjuntos de pessoas se dividiram, e foram feitas as discussões de propostas apresentadas nas Pré-Conferências. Grupos temáticos: 1) Saúde como Direito. 2) Consolidação dos princípios do SUS e 3) Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Ao final, os representantes dos grupos fizeram o uso da palavra com as propostas apresentando “delegados” para a Conferência Estadual de Saúde.

 

 

Para o Secretário Municipal de Saúde, esta Conferência Municipal de Saúde, significa um marco. “Para avançarmos nas políticas públicas de saúde de nosso município, traçarmos metas e diretrizes que nos auxiliem a melhorar a assistência integral e o acesso da população aos serviços de saúde. Nosso objetivo maior é democratizar as ações de saúde", disse o Dr. Hedílio (acima).

 

 

 

 

 

 

(COM INFORMAÇÕES E IMAGENS DADAS A PÚBLICO PELA PREFEITURA MUNICIPAL)

 

 

 

Dom Moysés Barbosa, amigo pessoal do Dr. Hedilio, enviou-lhe mensagem de felicitações, na qualidade de Administrador Hospitalar que é, capacitação que não mais exerce, mas que está entre as suas outras formações como professor, advogado, escritor, jornalista e bispo.

 

EIS A ÍNTEGRA DA MENSAGEM

“Prezado Dr. Hedílio: Cumpre-me nesta oportunidade cumprimentar o amigo e destacado médico pelo êxito alcançado pela X Conferência Municipal de Saúde, sob o tema: “DEMOCRACIA E SAÚDE: SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS”, realizada no dia 05 deste mês de abril, em Comendador Levy Gasparian (RJ), sob sua batuta, na qualidade de Secretário de Saúde do município. Deus esteja abençoando e capacitando mais e mais na sua nobre missão de prevenir a saúde e curar enfermidades.” (Dom Moysés Barbosa - Administrador Hospitalar)

 

DOM MOYSÉS BARBOSA FOI ENTREVISTADO PELA CONCEITUADA ESCRITORA ADALJIZA CUAN (MARQUESA E EMBAIXADORA DA PAZ)

 

 

O CICLO DA VIDA: OBRA DO CLUBE DOS AUTORES, PUBLICADA EM 2013. ENTREVISTAS FEITAS COM VÁRIAS PERSONALIDADES (275 PÁGINAS)

DOM MOYSÉS BARBOSA FOI ENTREVISTADO EM 2012 POR ADALJIZA CUAN
(PÁGINAS 218 /221)

 

 

 

LINK PARA ABRIR O LIVRO
https://books.google.com.br/books?id=x9-PneTFxqUC&dq=inauthor:%22Adaljiza+Cuan%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjMvajAgKXgAhV0H7kGHTdJBLkQ6wEIKzAA

 

LINK DIRETO PARA ABRIR
A PÁGINA 218 – MOYSÉS BARBOSA
https://books.google.com.br/books?id=VMhxDwAAQBAJ
&pg=PA218&lpg=PA218&dq=comendador+Moyses+Barbosa&source=bl
&ots=XeDTmOzfHi&sig=ACfU3U28xQil9PgYcpVGjySWDXuRFFDdVQ&hl=pt-BR&sa=X
&ved=2ahUKEwjPj8nL_aTgAhVzI7kGHVSHBFM4HhDoATAAegQICRAB#v=onepage
&q&f=false

 

HISTÓRICO DO CAMINHO NOVO FAZ REFERÊNCIA À SERRA DAS ABÓBORAS, ONDE HOJE É A LOCALIDADE DE FERNANDES PINHEIRO

 

O Caminho Novo foi uma trilha aberta no tempo do Brasil-Colônia, ligando a costa do Rio de Janeiro às Minas Gerais, e começou a partir de Carta-Régia datada de 1699, pelo desbravador Garcia Rodrigues Paes, e sua finalidade foi criar uma via de movimentação de ouro e pedras preciosas garimpadas nas “Minas Novas”, para que estes “tesouros” pudessem chegar ao porto no Rio, e daí seguirem para Lisboa.

Garcia Paes deixou a Baía de Guanabara e se deslocou por rios da Baixada Fluminense (naquela distante época navegáveis), até onde pode  usar embarcação, e continuou a pé e/ou a cavalo, com os que o acompanhavam, inclusive muitas mulas com cargas, até a Vila  de Xerém (hoje Duque de Caxias). Daí em diante enfrentou a serra, transpondo com muita dificuldade regiões íngremes, alcançando o atual município de Paty do Alferes. Muitos animais morreram e homens também se feriram, e também eram contínuos os  ataques dos indígenas e também de malfeitores, valendo notar que até o começo do Século XIX, ainda eram encontrados por lá remanescentes de tais silvícolas, os Coroados.

O caminho passou por Avelar (hoje Distrito de Paty do Alferes) e Werneck (Distrito de Parahyba do Sul), que naquela época englobava, além de seu atual território,  terras hoje pertencentes aos municípios de Três Rios, Areal, São José do Vale do Rio Preto e  Comendador Levy Gasparian.

 

 

SERRA DAS ABÓBORAS: AO QUE SE SABE, OS MAIS ANTIGOS CHAMAVAM ESTA IMAGEM DA DIRETA DE “PEDRA DO CÃO DEITADO”

Em Parahyba do Sul, os desbravadores atravessaram o rio Paraíba, e seguiram em direção à Serra das Abóboras, um conjunto de morros do lugar denominado Alto de Santana. Esta Serra foi cortada pela Estrada União e Indústria (Petrópolis-Juiz de Fora), serpenteando entre os sopés das elevações (a inauguração ocorreu em 1861).

Alto de Santana passou a chamar-se Fernandes Pinheiro,  algum tempo depois do assentamento do ramal ferroviário da Vila de Entre Rios até Juiz de Fora em 1875. Sim, pois algum tempo após a inauguração da Estação do trem com este nome, em 23/04/1898 é que houve a troca de nome do lugarejo.

Vale dizer que esta estação de Fernandes Pinheiro foi desativada (1980), quando da supressão dos trens de passageiros, e posteriormente demolida, dela só restando a plataforma (abaixo). E neste ramal, na atualidade, só circulam trens de carga, especialmente transportando minério.

 

 

Esta Serra das Abóboras tinha este nome, pois em um dos baixadões de seu vale (em área onde hoje é Três Rios), fértil e úmido,  havia plantações de abóboras, que eram conhecidas por “abobral”. Na atualidade referido “baixadão” está praticamente todo ocupado com prédios de uso comercial (veja na montagem de fotos acima, três acopladas) incluindo um Posto do DETRAN – RJ (imagem abaixo).

 

DOM MOYSÉS E HERCULES, DIRETOR DESTE POSTO, EM 09/04/2018

             

Do povoado Alto de Santana o caminho seguia atravessando a região onde hoje está Comendador Levy Gasparian, passava por um de seus Distritos (Monte Serrat), atravessava o rio de divisa e alcançava Minas Gerais: rompendo matas (começando pela atual  Serra do Imbuí), passava por Matias Barbosa e  Juiz de Fora, e continuava  até Vila Rica, que veio mais tarde a denominar-se Ouro Preto.

(FOTOS DE AUTORIA DE DOM MOYSÉS BARBOSA)

 

ESTAÇÃO TRIÂNGULO DEU NOME AO BAIRRO ONDE SE SITUA EM TRÊS RIOS (RJ)

A estação do Triângulo, que fica no bairro que ganhou este nome a partir dela, deve ter sido inaugurada mais ou menos na época  da conclusão do ramal ferroviário entre Petrópolis e Três Rios, o que se deu em junho ou julho de 1900. A sua desativação ocorreu em 1964, em função da eliminação de todo o trecho Inhomirim-Petrópolis-Três Rios.

O nome se deve ao fato de ter existido na época um triângulo ferroviário – que Dom Moysés Barbosa conheceu – seu pai trabalhava na ferrovia – e a estação ficava no meio dele. Este triângulo permitia que as composições entrassem ou saíssem  como desejassem (de ré ou de frente) em quaisquer dos três ramais, eis que construído com esta finalidade, sendo que tais  manobras em muitos locais da malha ferroviária do país eram feitas em rotundas (*).


(*) Rotunda é uma estrutura feita de trilhos sobre suportes, que gira, dentro de uma base circular (fosso). Permite que uma locomotiva  (depois de estacionar a composição), por um desvio entre nela, que com o giro (feito manualmente), retome a composição e volte de frente à estação de onde veio. 


ESTA CHAVE ERA ACIONADA MANUALMENTE E PERMITIA A TROCA DE TRILHOS (MUDANÇA DE LINHA): ERA UMA EM CADA VÉRTICE DO TRIÂNGULO.

 

DESENHO ELABORADO POR DOM MOYSÉS BARBOSA (SEM ESCALA)

 

 

O ramal para Piracema, Ericeira, Santana do Deserto e Silveira Lobo foi aberto em 1903 (acreditamos que o triângulo de trilhos já existia). Vale notar que este ramal nas terras  de Minas Gerais foi ampliado, mas só em 1931 chegou a Caratinga (com estação inaugurada em dezembro daquele ano), e então passou a ser chamado de “Ramal de Caratinga”. A partir de 1970 os passageiros diminuíram muito, e em 1980 praticamente não mais havia usuários e cerca de quatro anos depois a linha foi erradicada.

O prédio da estação ferroviária do Triângulo (abaixo) ainda existe, mas necessitando de reparos e, talvez, não guarde mais todas as características originais e seu uso atual é como residência: no pátio foram instaladas a UPA e a Unidade de Resgate (Corpo de Bombeiros).

 

 

Dom Moysés visitou São João Del Rey e Tiradentes nos dias 25 e 26 de abril de 2014, e acompanhado da esposa e do filho, andou no trem “Maria Fumaça” entre as duas cidades e na estação de Tiradentes, a locomotiva a vapor deixou a composição na linha, e por um desvio foi até a rotunda, sendo que ali a colocaram de frente para a cidade de origem, e ao retomar a composição, depois de sair do desvio, seguiu de frente para São João, tracionada na parte oposta do trem.

 

Filho, neto, sobrinho e genro de ferroviários, Dom Moysés é entusiasta de patrimônios histórico-culturais, e em especial dos “Caminhos de Ferro”, como diz, e visita estações, faz as imagens e as salva em seus arquivos pessoais (com as respectivas datas), e destes seus registros é que extrai a maior parte das informações para os textos que elabora sobre o tema. Dom Moysés conheceu a rotunda ainda criança, olhando de longe: seu pai trabalhava nas oficinas da EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil), chamadas de 3º Depósito, no final da Rua 15 de Novembro. Agora adulto, teve a oportunidade de ver uma de perto e sendo acionada.

 

VEJAM IMAGENS DA ROTUNDA
SENDO USADA EM TIRADENTES

(FOTOS DE DOM MOYSES BARBOSA)

 

 

 

 

Quem não sabia o que é rotunda ficou sabendo agora. Aí está (as duas primeiras imagens).

 

NOTÍCIAS ANTERIORES
PREVIOUS NEWS

DOM MOYSÉS VISITOU ESTAÇÃO FERROVIÁRIA MESTRE XISTO, NA REGIÃO DE PATY DO ALFERES (RJ)
RELEMBROU O TREM TURÍSTICO “MARIA FUMAÇA”, QUE CIRCULOU NESTE RAMAL, DE PARAIBA DO SUL A CAVARU

PROFESSOR FABIO VERICIOS FARÁ PALESTRA NO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITAR DO EXÉRCITO
TEMA: "AMAZÔNIA BRASILEIRA - LEGALIDADE, DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO: UMA QUESTÃO DE LÓGICA"

JUBILEU DE OURO SACERDOTAL DE DOM MOYSÉS BARBOSA FOI COMEMORADO CONDIGNAMENTE
ATO SOLENE FOI APENAS NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO “VALORIZANDO A VIDA” MAS TRÊS FATOS FORAM MARCANTES

MUNICIPIO DE PARAIBA DO SUL (RJ) PRESENTE NA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
FORAM SELECIONADAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS VEREADOR ANTONIO IGNÁCIO COELHO (SEBOLLAS) E NORBERTO LEAL (SARDOAL)

LOCALIDADE DE ALBERTO TORRES GUARDA IMPORTANTES PATRIMÔNIOS HISTÓRICO-CULTURAIS
SOBRESSAI-SE A PONTE METÁLICA CONSTRUÍDA PELA COMPANHIA UNIÃO & INDÚSTRIA EM 1860

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE CARMO (RJ) COMPLETA 64 ANOS EM JUNHO DE 2018
DURANTE MINISTÉRIO DE ONZE ANOS DE DOM MOYSÉS BARBOSA FOI ERGUIDO O TEMPLO

DOM MOYSÉS BARBOSA VISITA NOVO POSTO DO DETRAN-RJ EM TRÊS RIOS, RECENTEMENTE INAUGURADO
DISTINGUIU O COORDENADOR, JOSÉ HERCULES PEREIRA, COM EXEMPLAR DE LIVRO DE SUA AUTORIA

15 DE FEVEREIRO DE 2018: COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE DOM MOYSÉS BARBOSA

DUQUE DOM MOYSÉS E ESPOSA DUQUESA DRA. IVANIR: COMEMORAÇÃO DE BODAS DE PLATINA/SAFIRA EM GRANDE ESTILO
CASAL COMPLETOU 45 ANOS DE CASADOS E MARCA HISTÓRICA FOI ASSINALADA COM JANTAR NO PARADOR SANTARÉM

ANTOLOGIA INTERNACIONAL LANÇADA NO BRASIL E EM PORTUGAL TEM TRABALHOS DE DOM MOYSÉS BARBOSA
“NOTÁVEIS POETAS GRANDES ESCRITORES”: SELEÇÃO FEITA PELA REAL ACADEMIA DE LETRAS E ACADEMIA ALÉM-MAR DE ARTES

VER TODAS AS NOTÍCIAS
SEE ALL NEWS

 

CLIQUE AQUI E VISITE MATÉRIAS MAIS ACESSADAS